Alpine e Franco Colapinto: Até logo Doohan?

A estreia de Jack Doohan na Fórmula 1 está em "dúvida" após relatos surgirem alegando que a Alpine se juntou à Red Bull na corrida pelo novato da Williams, Franco Colapinto, para uma vaga em tempo integral em 2025.

Depois de esperar seu tempo como piloto reserva da Alpine este ano, Doohan deveria fazer sua estreia na Fórmula 1 com a equipe francesa na próxima temporada, assinando como o novo companheiro de equipe de Pierre Gasly.


Franco Colapinto dentro, Jack Doohan fora da Alpine?

"Estou muito feliz por garantir a promoção para uma vaga em tempo integral em 2025 com a Alpine F1 Team", disse o australiano quando foi anunciado em agosto. "Estou muito grato pela confiança e crença da alta gerência da equipe."

Mas alguns meses depois, especula-se que ele pode perder para a sensação novata da Williams, Colapinto.

O piloto argentino surgiu como uma peça-chave do mercado de pilotos após impressionar desde que substituiu Logan Sargeant no Grande Prêmio da Itália. Levando a luta para seu companheiro de equipe Alex Albon, Colapinto marcou cinco pontos em seis largadas, superando em muito o único ponto que Sargeant conseguiu em 36 corridas.

Ele chegou ao grid tarde demais para garantir uma vaga na Williams, pois a equipe já havia confirmado Carlos Sainz como companheiro de equipe de Albon em 2025 antes de sua estreia.

Suas performances chamaram a atenção de equipes rivais, com a Red Bull supostamente interessada em colocar o jovem de 21 anos na VCARB caso optem por tirar Sergio Perez da equipe sênior e, em vez disso, promover Liam Lawson como o novo companheiro de equipe de Max Verstappen.

No entanto, eles não são a única equipe interessada, com a Alpine surgindo como uma concorrente surpresa.

‘Parece que Flavio Briatore mudou de ideia e quer roubar da competição o argentino Franco Colapinto, 21, a revelação desta parte da temporada’, afirma a publicação italiana.

‘Se a operação se materializar, significaria o fim dos sonhos de Doohan Jr., que há muito tempo está na função de reserva da equipe francesa.’

Apesar do relato, o PlanetF1.com entende que a escalação de pilotos da Alpine para 2025 está confirmada com Doohan como parceiro de Gasly na próxima temporada.

No entanto, se a Alpine contratar Colapinto, isso provavelmente significaria o fim da estrada para Doohan, pois mesmo que ele passe a F1 2025 como piloto reserva da Alpine, o caminho para uma vaga na Alpine seria incerto, já que a equipe tem Gasly em um contrato de longo prazo e provavelmente contrataria Colapinto para um também.

No entanto, se a Alpine ou a Red Bull quiserem o piloto argentino, terão que pagar uma boa grana à Williams, com a equipe supostamente colocando um preço de € 20 milhões no piloto júnior.

Fonte: https://www.planetf1.com/news/huge-twist-franco-colapinto-saga-f1-team-reconsiders-2025-line-up

Postar um comentário

0 Comentários