O sucesso da Ferrari na temporada de Fórmula 1 de 2024 demonstra que a equipe adotou a "abordagem certa" ao priorizar seu desempenho durante as corridas. Com duas vitórias recentes em um final de semana triplo, a Ferrari está prestes a terminar a temporada com mais vitórias (5) do que pole positions (3) pela primeira vez desde 2015.
Nos últimos anos, os carros da Ferrari costumavam ter um desempenho impressionante em uma volta rápida, mas não conseguiam manter essa velocidade durante toda a corrida. Durante as duas primeiras temporadas da era do efeito solo, Charles Leclerc e Carlos Sainz conseguiram converter 19 pole positions em apenas quatro vitórias. No entanto, a Ferrari se comprometeu a desenvolver o SF-24 para ser mais competitiva quando os pontos estão em jogo.
Com o Campeonato de Construtores ainda ao alcance e três corridas restantes, a equipe acredita que sua mudança de foco foi validada. O engenheiro de performance sênior da Ferrari, Jock Clear, confirmou que a equipe priorizou um desempenho melhor nas corridas em vez de apenas nas classificações.
Ele observou que, enquanto nos anos anteriores os pilotos saíam do carro preocupados em manter suas posições após as classificações, agora eles têm uma mentalidade mais confiante. Os pilotos saem do carro após as qualificações sabendo que têm potencial para competir e vencer na corrida, independentemente de onde tenham se qualificado.
0 Comentários